quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matando um leão por dia!

Gente! Hoje vi uns e-mails e uns posts novos e gosto muito de poder trocar experiências e ajudar pessoas que passam pelas mesmas coisas que passo/passei. Por isso lá vai mais um post!


O que eu venho percebendo pelo que já pesquisei e pelo que as pessoas comentam comigo é que nossos MEDOS são praticamente iguais! Isso por que são sintomas comuns de SP e transtornos de ansiedade. SINTOMAS!Quando a gente estiver pensando, pensando, pensando e começar a ter medo de não conseguir mais relaxar, de enlouquecer, ficar esquizofrênico ou achar que nunca vai deixar de sentir isso, temos que pensar que esses são justamente os pensamentos mais comuns de pessoas que sofrem com o que sofremos.


Depois que tive minha primeira crise, passei uns meses muito bem e foi justamente esses meses que fizeram ter certeza que só precisamos dar tempo ao tempo e nos conhecer melhor pra ir superando isso. Então quando tive as outras crises, eu sabia que era só questão de tempo até passar, tudo bem que parecia um tempo eterno, mas eu queria muito voltar a ser como eu era antes, tranquila, "normal" e também não tinha nada melhor pra fazer. ahahahha Procurei psicóloga, psiquiatra, só queria me sentir bem de novo! Hoje eu SEI que essas fases passam, pode ser que eu tenha de novo outras crises, mas pelo menos eu sei que vou superá-las.


Respondendo a uma pergunta feita aqui no blog, QUANDO EU TENHO MEDO, seja qual for ele, eu tento racionalizá-lo. Por exemplo, se eu estiver achando que vou enloquecer. Por experiência eu sei que se tomar um RIVOTRIL, eu vou relaxar e ele vai inibir minha CRIATIVIDADE PATOLOGICA.(ficar  criando situações que terminam de forma drástica.) Então, vou perceber que meu medo é só minha ansiedade falando. Então não tomo remédio nenhum, mas ele é quase um amuleto. Me sinto segura. Ou também converso com minha psicóloga e meu psiquiatra pra tentar entender meu medo. Então como já aconteceu, eles me mostraram em livros de psicologia que em um transtorno de ansiedade é normal sentir assim, ter esse tipo de medo e que as pessoas não enlouquecem assim, nem ficam esquizofrênicas (a esquizofrência é uma doença que apresenta alguns sintomas ao longo da vida).


No começo me sentia extremamente dependente dos outros, mas não deixei de fazer nada, por que não queria largar a faculdade, o estágio ou qualquer outra coisa. Então precisei de apoio da minha familia pra me levar nos lugares, por que tinha medo de pegar onibus e passar mal ou precisar ir no banheiro e estar num engarrafamento ou longe de casa. Aos poucos fui enfrentando situações e pensando em como resolveria meus problemas caso passasse por alguma situação de medo. Se eu tivesse passando mal, podia sair do onibus ir pra uma rua mais livre, pegar um taxi, ir pro hospital, ligar pro SAMU..muitas opções. Se eu precisasse ir muito no banheiro, desceria do onibus e iria em em qualquer bar ou lugar perto. É muito importante que vocês enfrentem o dia a dia! (Matar um leão por dia como minha psicóloga fala).

Bom, espero ter ajudado na dúvida de algumas pessoas.

Continuem me escrevendo.


Beijos e fiquem com Deus!

4 comentários:

  1. Olá!

    Para tudo a gente consegue dar um jeitinho. É que na hora que dá uma crise, quem disse que a gente consegue pensar...

    Fique bem!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana,
    È verdade é preciso desmistificar os medos e os sintomas quando eles aparecem. Por vezes é difícil mas não é impossível. Ainda ontem fui ao Shopping e claro aquela confusão criou apreensão em mim e receios. Mas parando pra pensar, reflectindo conclui que não era nada de novo, conhecia os sintomas então o ideal era tentar ESQUECER e pensar em outras coisas, não reflectindo, simplesmente desviando o meu pensamento e pensando em outras coisas, emora por vezes seja mais forte que nós é isso que temos que fazer!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo...acho que, após 3 anos de luta (não se é o termo correto), aprendí que observar é o melhor remédio...não reagir, deixar a coisa fluir faz com que o medo logo desapareça...aprendí com meu terapeuta...façam isso: o que insiste não persiste....lutar acende ainda mais a fogueira....sair do eu que pensa para o eu que observa discipa a ansiedade rapidamente....podem crer....Bjks em todos e Fiquem com Deus....

    ResponderExcluir
  4. Acho que cada um descobre uma forma de enfrentar sua ansiedade. O mais importante é que você descubra uma forma de se sentir bem. Como já disse váárias vezes aqui, eu tentava conhecer o que eu tinha medo e até hoje deu certo. Quando conheço vejo que é minha ansiedade falando..

    ResponderExcluir