quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não quero mais ter medo disso...

Bom pessoal,

Não tinha feito mais atualizações por que achei que ninguém estava entrando no blog. Mas houve um comentário anônimo animador! :)

Voltando ao assunto...

Bom, quando estou com aqueles pensamentos insistentes, ansiosos e ruins vi que é melhor não evitar o pensamento, por que isso só posterga o problema. Não quero ter mais medo “disso”, então tenho que solucionar isso. Geralmente eu tento avaliar meus pensamentos e tirar minhas dúvidas com minha psicóloga e meu psiquiatra, que me ajudam muito a desmistificar meus medos. Como por exemplo, um medo que levou a minha última crise foi medo de perder o controle (já que quem tem transtornos de ansiedade, acha que não está no total controle da situação) e de fazer algo ruim pra mim mesma.

Então, o que fiz?

1º - Vi que esse é um sintoma comum de quem tem Síndrome do Pânico, então está tudo bem, pois, era possível que eu pensasse isso. Minha psicóloga me mostrou em um livro que pessoas ansiosas acham que algo terrível, catastrófico, trágico pode estar pra acontecer com eles.  Logo, esses pensamentos são minha ansiedade falando.

2º - Meu psiquiatra falou que quem perde o controle não tem medo de perder, nem pensa nisso na realidade. Se eu tenho esse medo, é por que estou no controle.

3º - Além disso, meu psiquiatra passou um remédio ansiolítico pra momentos de pique de ansiedade, que Graças a Deus, tenho conseguido controlar muito mais. E esse tipo de remédio inibe a criatividade patológica (ou seja, aquela criatividade descontrolada proveniente do transtorno). Então, eu também observei que às vezes que tomei o remédio, pude avaliar melhor meus pensamentos. O que enfatiza o que já disse no primeiro ponto -> ...esses pensamentos são minha ansiedade falando.

Sei que não é num passe de mágica, geralmente o pensamento fica voltando e você tem que ficar lembrando que aquele medo não é racional...até que a ansiedade com relação aquilo comece a passar. Mas vocês tem algo melhor a fazer do ultrapassar seus obstáculos?

Por hoje é isso pessoal..
Preciso voltar ao trabalho!

Beijos e fiquem com Deus.

7 comentários:

  1. Oi Nana,
    Infelizmente tambem sofro de ansiedade, Sindrome de Pânico e sei bem o que isto tudo é.
    Muitas vezes o que nos traz de volta à realidade é ler textos como o teu e ai temos mesmo a certeza de que por vezes os nossos "maus" pensamentos são a ansiedade falando, e que vivemos um problema comum a muitas pessoas. O que me acontece é que quando estou distraida e absorvida por alguma coisa, noto que os pensamentos ansiosos não me afectam. È muito dificil lidar com a ansiedade regularmente, mas tenho fé que um dia isto acabe e possa voltar a ter uma vida normal. Pois não sei que se concordas comigo Nana, mas um ansioso não consegue ter uma vida completamente normal! Desde que comecei a ter estes sintomas, sinto-me mais frágil mais cansada, e só consigo pensar nisto e quem está em meu redor é penalizado com isto.
    Continua a postar..
    Beijinhos de uma ansiosa...
    Sara

    ResponderExcluir
  2. OPi Nana!
    Adorei o comenbtário do seu Psiquiatra e da psicóloga! Nossa, vc me tirou um peso das costar por ter postado isto. Frequêntemente tenho sonhos com morte, e até acordada. Só por eu estar questionando esta atitude significa que realmente eu tenho o controle, ew não farei mal a ninguém. Semana que vem estarei indo ao psicólogo e tenho muitas coisas para perguntar. Apewsar disto tudo, sei que terei uma vida muito mais tranquila pela frnete... Obrigada e um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite. Eu tambem tenho ansiedade. E foi bom ler o que vc escreveu. Tenho muito medo de perder o controle e de fazer coisas ruins. Estou tomando remedios e fazemdo terapia, ja estou bem melhor, mas ainda querendo saber o porque isto aconteceu comigo. Beijos. Estamos juntas nesta luta.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, eu tb sofro com ansiedade generalizada, faco tratamento com psicologo somente, meu psiquiatra me deu um ansiolitico so para tomar na hora da crise... E angustiante ter esse problema, mais felizmente ele me tornou uma pessoa melhor... pois eu acabo pondo limites, para algumas coisas... me fez ficar mais perto de Deus... isso eh muito bom... gostei do blog pena q parece q ninguem mais comentou... beijo e vamos lutar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, boa noite!

      Gostei muito do comentário! Também me tornei uma pessoa melhor depois dos meus episódios de pânico e ansiedade. Além de também ter fortalecido minha fé, sou uma pessoa muito mais paciente e compreensiva com os problemas dos outros.

      Sempre que puder, deixe seus depoimentos aqui!

      Beijos

      Excluir
    2. Eh muito bom saber que existe um lugar pra conversar de igual pra igual... as pessoas nao entendem... as vezes me sinto muito sozinha achei muito legal encontrar este blog... Obrigado e sempre quiser passar duas experiencias me mande e mail... claudomingues12@gmail.com... beijos Nana

      Excluir
  5. Eu sempre tive esses sintomas, principalmente quando fazia uso da cannabis sativa. Vejo que não estou só, e que posso compartilhar dos meus medos e ler o que pessoas fazem a respeito do assunto.

    ResponderExcluir